segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PFG/AI

Colegas da Caixa,

Entendo que nosso tópico central é a Isonomia, mas quero compartilhar uma preocupação especial com o novo PCC (agora chamam de PFG) que está sendo apresentado pela empresa, por acreditar que seja do interesse de todos.
Primeiro que quando a Caixa dá linhas gerais de alguma coisa, para fechar depois da greve, geralmente ela conta com a desmobilização natural pós-campanha salarial para impor condições menos interessantes para nós. Sendo assim, acredito que o ideal seja que exijamos um maior detalhamento do PFG durante a greve.
Segundo, e mais objetivamente importante neste momento, uma nova rubrica divulgada: o Adicional de Irredutibilidade.
"5. Irredutibilidade salarial para função de mesma jornada, enquanto a pessoa permanecer na função. Criação da parcela AI – adicional de irredutibilidade, para os casos de redução do valor do piso de mercado;"
Quando "passamos o olho", parece ser uma coisa boa, que nos garante a manutenção do salário. Mas se prestarmos mais atenção no que está implícito, soa muito mal.
Nunca tivemos rubrica equivalente a tal parcela. E o valor de piso de mercado das funções, salvo engano, nunca foi reduzido unilateralmente pela Caixa.
O que a empresa parece pretender com este AI é passar a poder promover tal redução unilateral. Hoje, sem o adicional, uma redução de valor de piso de mercado configura uma redução direta nos salários de quem tem uma determinada função, o que certamente causaria problemas internos e jurídicos para a empresa. A nova "parcela AI" passa a ser, então, uma "muleta": quem já tinha uma determinada função passa a receber a rubrica, que garante a irredutibilidade, e daí para frente, os funcionários que vierem a assumir qualquer função receberão o valor já reduzido pela Caixa. Mas estes não terão como reclamar de redução.
Ou seja: a parcela AI aumenta o poder da Caixa em diminuir indiretamente nossos salários.
Não podemos aceitar essa novidade! Vamos exigir maior detalhamento sobre o PCC/PFG, e, sobretudo, não vamos fechar acordo com parcela AI!

Abraços!

Um comentário:

Unknown disse...

Achei um blog correlato. Dá uma olhada. Acho que vale a pena pôr link aqui.
http://oblogdaisonomia.blogspot.com/